top of page


Módulo Ventoinha (FL2, Evoque, Discovery Sport)
Aqui no site já falamos sobre os problemas de super aquecimento quando a ventoinha pifa ou o módulo que controla ela pifa (Clique AQUI...


Troca do filtro de Diesel FL2 / Evoque
Como trocar filtro de diesel na Freelander 2 e Evoque


Motor i6: Sondas Lambda sem mistérios
Um problema bem comum no motor 3.2 6 cilindros que equipa a Freelander 2 é o erro nas sondas lambda, ou sensores de oxigênio. E desse...


Bateria descarregando
Bateria descarregando


EGR e DPF: Remover ou não?
Desde 2011 os veículos diesel vendidos no Brasil devem possuir dispositivos de controle de poluentes atendendo a padrões mais rígidos....


Part Numbers de peças
Achar números de peças nem sempre é fácil. Mas existe um site onde é possível encontrar os part numbers de praticamente qualquer peça...


Carro bebendo muito! O que fazer?
Se tem um tema polêmico e que sempre aparece, é esse. Há quem diga "quer economia, escolhe outro carro" kkkkkk Mas vamos tratar de...
![RPM Oscilando pelos 1800RPM [Diesel]](https://static.wixstatic.com/media/b5cf40_13bd853cd44a48f9809a3c64ebd44f8a~mv2.png/v1/fill/w_364,h_204,fp_0.50_0.50,lg_1,q_35,blur_30,enc_avif,quality_auto/b5cf40_13bd853cd44a48f9809a3c64ebd44f8a~mv2.webp)
![RPM Oscilando pelos 1800RPM [Diesel]](https://static.wixstatic.com/media/b5cf40_13bd853cd44a48f9809a3c64ebd44f8a~mv2.png/v1/fill/w_260,h_146,fp_0.50_0.50,q_95,enc_avif,quality_auto/b5cf40_13bd853cd44a48f9809a3c64ebd44f8a~mv2.webp)
RPM Oscilando pelos 1800RPM [Diesel]
Motor 2.2 SD4 (Freelander 2 e Evoque). Aplicável a outros motores diesel também. Sintomas: Com o carro em velocidade constante...


Códigos de erros (OBD2): Como interpretar
Se você já tem um scanner, certamente já viu alguns códigos de erros e pesquisou na internet. (ainda não tem ou não sabe o que é o...


Scanner e App no celular: como usar
Para quem não conhece, todo veículo Europeu fabricado depois de 2001 possui um conector de serviço, onde é possível ler vários parâmetros...


Mensagem "Low Coolant Level"
Esta mensagem indica que a água de arrefecimento (também conhecida como água do radiador) está baixa. Em primeiro lugar, é importante...


Ruído no motor / Reservatório Direção Hidráulica
O reservatório da direção hidráulica possui um filtro acoplado, que não é possível trocar, é necessário trocar todo o reservatório. Os...
![Vibração pelos 2200RPM [Motor Diesel]](https://static.wixstatic.com/media/b5cf40_0d56d84b304349f99a7f7d4b68f26aa4~mv2.png/v1/fill/w_333,h_250,fp_0.50_0.50,q_35,blur_30,enc_avif,quality_auto/b5cf40_0d56d84b304349f99a7f7d4b68f26aa4~mv2.webp)
![Vibração pelos 2200RPM [Motor Diesel]](https://static.wixstatic.com/media/b5cf40_0d56d84b304349f99a7f7d4b68f26aa4~mv2.png/v1/fill/w_473,h_355,fp_0.50_0.50,q_95,enc_avif,quality_auto/b5cf40_0d56d84b304349f99a7f7d4b68f26aa4~mv2.webp)
Vibração pelos 2200RPM [Motor Diesel]
Um problema que começa simples e depois se agrava, bastante comum na versão diesel, é uma vibração com tom metálico quando a rotação...


Velas Falsas: Cuidado!
Não é de hoje que existem muitas falsificações em vários produtos, e as velas não são diferentes: Existem muitas falsificadas no...


FL2: Bomba de Gasolina (Motor 3.2 i6)
Com muitas FL2 Gasolina (motor 3.2 i6) atingindo 10 anos de vida, começamos a ver uma incidência de problemas na bomba de gasolina,...


FL2: Sensor de rotação do motor
Os motores modernos possuem 1 ou mais sensores que monitoram a rotação do motor, servindo como base para todos os tempos de injeção e...


FL2: Vazamento de água (líquido arrefecimento): Pontos comuns
Se carro está sumindo ou vazando o líquido de arrefecimento (vulgo "água do radiador")? Abaixo os pontos mais comuns: TROCADORES DE CALOR...


Carro morrendo e falhando enquanto frio
SINTOMA: Ao ligar o carro com o motor frio, a marcha lenta fica lenta demais, o motor falha e eventualmente até morre. Quando esquenta...


Motor de arranque e Ventoinhas
Os motores de corrente contínua mais comuns, como o motor de arranque, os motores da ventoinha, os motores das travas elétricas e vários...


FL2: Apito no motor (tipo chaleira)
Você percebe um apito, tipo uma chaleira, com o carro parado. Qual o seu primeiro pensamento? Geralmente em situações assim, muitos...


Carro não pega depois de quente
Esse problema assombrou os grupos durante um bom tempo, e temos finalmente as 4 principais causas. Sintoma: O carro, depois de quente,...


Trocadores de Calor
Assim como em muitos carros, o motor da Freelander 2 usa uma peça conhecida como "trocador de calor" para manter a temperatura do óleo do...


Troca da correia de acessórios
Antes de falar da troca, vale uma explicação que sempre causa confusão: Existem 2 tipos de correias nos motores: Correia de acessórios:...


Mangueira de água danifica alternador
Este é um problema bastante comum na versão Gasolina com motor 3.2 (6 cilindros) , que se não for rapidamente reparado causa um prejuízo...


Limpeza de Sonda Lambda e catalisador
Antes de tudo, é melhor explicar o que é a sonda lambda e o catalisador, de forma bem resumida. SONDA LAMBDA A sonda lambda (ou sensor de...


Esquentou? Ventoinha já era.
Quem acompanha os grupos sabe: Se você tem uma Freelander 2, Evoque ou outras similares perto dos 10 anos de uso, fique atento na...


Aditivos de Radiador
Antes de qualquer coisa: NUNCA USE ÁGUA PURA OU ÁGUA DA BICA / FILTRADA!! Agora podemos começar rs Os carros a combustão usam, na sua...


Óleos e fluidos: Qual usar?
Óleos e Fluidos indicados para a Freelander 2 em todas as suas versões. IMPORTANTE: Um scanner doméstico ajuda a entender os problemas (e...


Vibração ao acelerar - Coxim hidráulico
Este é um problema que começou pequeno, e foi piorando. O primeiro sinal foi, com o carro ainda frio, ao arrancar com o volante todo...


Carro não liga
Este é um problema que pode ter inúmeras causas, mas em mais de 90% dos casos está relacionado a 5 razões primárias: 1- BATERIA Neste...


Problemas mais comuns
Os problemas abaixo foram relatados pelos donos de Freelander 2 (inclusive eu) como sendo os mais comuns nos fóruns e grupos em carros...


Ponteiro do combustível indo a zero
Este problema tem 3 causas possíveis: 1- SUJEIRA NA BÓIA O acúmulo de sujeira da gasolina na bóia (principalmente pelo uso contínuo de...
bottom of page