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Sobre o carro...

Existem algumas questões recorrentes nos grupos,  de quem pretende comprar o carro e tem receio:

É VERDADE QUE DÁ MUITO PROBLEMA E A MANUTENÇÃO CUSTA UM RIM?

Vou responder essas dúvidas de forma muito sincera.

Primeiro, a grande maioria das Freelanders 2 que vemos sendo negociadas são ano até 2012.  Qualquer carro com essa idade irá apresentar algum tipo de problema e manutenções corretivas e preventivas serão necessárias.

Não se engane: NENHUM carro com 10 anos de uso (ou perto disso) será livre de manutenção. Todos os componentes tem vida útil.

E nesse ponto a FL2 tem uma vantagem:  Os grupos são muito ativos, com pessoas que conhecem o carro, e os principais problemas todos mapeados.  Aqui no site mesmo você encontra checklists pré e pós compra, recomendações das revisões e preventivas, além de vários posts sobre manutenções.  

Sobre o custo, óbvio que 90% das peças não devem ser compradas em concessionária. A FL2 tem muitas peças Ford (FoMoCo) e enorme disponibilidade de componentes de excelentes marcas e qualidade no mercado nacional , a preços que não nada diferentes de outros carros do mesmo patamar.  

Se seu objetivo é comprar o carro, colocar combustível e andar sem fazer nenhuma manutenção (preventiva ou corretiva), lamento, mas recomendo que compre um carro zero ou com até 3 anos de uso.

Se você não tem um mínimo interesse por mecânica ou buscar na internet (com a ajuda do grupo) peças com bons preços:  idem, não compre.

Agora, se quer um carro excelente, confortável, forte e robusto, que eventualmente precisará de alguns cuidados e você gosta de aprender e entender como o carro funciona, seja bem vindo!  E se o seu carro tem ou terá perto de 10 anos de uso, já veja a seção de revisões para começar bem! 

Quer um exemplo real e pessoal?  Veja AQUI tudo que fiz na minha entre 2017 e 2021.

MAS E OS MOTORES?

Existem 3 tipos de motores:

:: Gasolina 3.2 6 cilindros 233CV Torque 32Kgfm

:: Diesel 2.2 Turbo 190CV Torque 42,8Kgfm

:: Gasolina 2.0 Turbo 240CV Torque 37,6Kgfm (2013 em diante)

Todos são excelentes e robustos, sendo as versões turbo (diesel e gasolina 2.0) um pouco mais sujeitos a problemas devido ao turbo e o diesel com a válvula EGR.

Os motores i6 3.2 (6 cilindros em linha) e 2.0 Turbo Gasolina tem consumo semelhante.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Plataforma:  FORD EUCD , também usada no Volvo XC60, Volvo S80, Ford Mondeo e Evoque

MODELOS DISPONÍVEIS:   S, SE, HSE, Sport e Dynamic

MOTORIZAÇÃO:

:: Gasolina 3.2 6 cilindros 233CV

:: Diesel 2.2 Turbo 190CV

:: Gasolina 2.0 Turbo 240CV (2013 em diante)

FICHAS TÉCNICAS:

VERSÃO GASOLINA 3.2:

FICHA TECNICA FL2 GASOLINA.png

VERSÃO DIESEL

FICHA TECNICA FL2 diesel.png

VERSÃO GASOLINA 2.0 TURBO

FICHA TECNICA FL2 GASOLINA turbo.png
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