Sobre o carro...
Existem algumas questões recorrentes nos grupos, de quem pretende comprar o carro e tem receio:
É VERDADE QUE DÁ MUITO PROBLEMA E A MANUTENÇÃO CUSTA UM RIM?
Vou responder essas dúvidas de forma muito sincera.
Primeiro, a grande maioria das Freelanders 2 que vemos sendo negociadas são ano até 2012. Qualquer carro com essa idade irá apresentar algum tipo de problema e manutenções corretivas e preventivas serão necessárias.
Não se engane: NENHUM carro com 10 anos de uso (ou perto disso) será livre de manutenção. Todos os componentes tem vida útil.
E nesse ponto a FL2 tem uma vantagem: Os grupos são muito ativos, com pessoas que conhecem o carro, e os principais problemas todos mapeados. Aqui no site mesmo você encontra checklists pré e pós compra, recomendações das revisões e preventivas, além de vários posts sobre manutenções.
Sobre o custo, óbvio que 90% das peças não devem ser compradas em concessionária. A FL2 tem muitas peças Ford (FoMoCo) e enorme disponibilidade de componentes de excelentes marcas e qualidade no mercado nacional , a preços que não nada diferentes de outros carros do mesmo patamar.
Se seu objetivo é comprar o carro, colocar combustível e andar sem fazer nenhuma manutenção (preventiva ou corretiva), lamento, mas recomendo que compre um carro zero ou com até 3 anos de uso.
Se você não tem um mínimo interesse por mecânica ou buscar na internet (com a ajuda do grupo) peças com bons preços: idem, não compre.
Agora, se quer um carro excelente, confortável, forte e robusto, que eventualmente precisará de alguns cuidados e você gosta de aprender e entender como o carro funciona, seja bem vindo! E se o seu carro tem ou terá perto de 10 anos de uso, já veja a seção de revisões para começar bem!
Quer um exemplo real e pessoal? Veja AQUI tudo que fiz na minha entre 2017 e 2021.
MAS E OS MOTORES?
Existem 3 tipos de motores:
:: Gasolina 3.2 6 cilindros 233CV Torque 32Kgfm
:: Diesel 2.2 Turbo 190CV Torque 42,8Kgfm
:: Gasolina 2.0 Turbo 240CV Torque 37,6Kgfm (2013 em diante)
Todos são excelentes e robustos, sendo as versões turbo (diesel e gasolina 2.0) um pouco mais sujeitos a problemas devido ao turbo e o diesel com a válvula EGR.
Os motores i6 3.2 (6 cilindros em linha) e 2.0 Turbo Gasolina tem consumo semelhante.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Plataforma: FORD EUCD , também usada no Volvo XC60, Volvo S80, Ford Mondeo e Evoque
MODELOS DISPONÍVEIS: S, SE, HSE, Sport e Dynamic
MOTORIZAÇÃO:
:: Gasolina 3.2 6 cilindros 233CV
:: Diesel 2.2 Turbo 190CV
:: Gasolina 2.0 Turbo 240CV (2013 em diante)
FICHAS TÉCNICAS:
VERSÃO GASOLINA 3.2:

VERSÃO DIESEL

VERSÃO GASOLINA 2.0 TURBO
