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FL2: Amortecedores: Qual comprar?

  • Foto do escritor: Marcelo
    Marcelo
  • 2 de dez. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de mar. de 2023


Encontrar bons amortecedores no mercado brasileiro nem sempre é fácil e muito menos barato.


Existem algumas opções:



  1. Originais: Muitas vezes os dianteiros tem um preço razoável (comprando na concessionária e trocando em outra oficina), porém inexplicavelmente os traseiros costumam ser muito mais caros.

  2. Bilstein (Alemães): Um dos melhores amortecedores do mundo, frequentemente a venda no Mercado Livre, e mais barato que os originais. Uma opção, se você não tem pressa, é importá-los diretamente, 100% legal. (veja como trouxe os meus no final desse post) Com o Euro alto podem ficar tão caros quanto os da concessionária.

  3. Cofap: Apareceram em 2021 com amortecedores para a Freelander 2 com bons preços (cerca de R$ 1500,00 o par). A garantia da propaganda diz ser 1 ano, mas para SUVs é de 90 dias. Já temos relatos de problemas com 4 meses de uso, então apesar de ser uma marca famosa, parece que são amortecedores de qualidade duvidosa, provavelmente importados da china e apenas vendidos com a marca Cofap.

  4. Genuini: É uma marca que tem um site interessante, bom portfolio de peças em geral, mas não temos detalhes sobre a procedência e qualidade. Dizem dar 2 anos de garantia, mas é preciso ver as letrinhas pequenas para entender se não é outra pegadinha como os da Cofap.

  5. Off-Shox, da Offlimits: Excelentes amortecedores nacionais, 5 anos de garantia, porém não estavam mais disponíveis. Vale uma consulta com eles, link AQUI

  6. Britpart: Inglesa, boa marca, mais difícil de achar por aqui.

  7. Chineses (Willtec, Sensen, Britcom) : Aqui é uma questão financeira. São bons e confiáveis, construídos com as especificações corretas? Não sabemos. Mas podem ajudar dependendo do seu caso.

  8. Recondicionar: Seria uma boa opção se tivéssemos empresas de recondicionamento sérias. A questão é que recondicionar direito custa o preço de um novo, então o risco de gambiarras e serviço ruim é alto. Só pra dar um exemplo, recentemente uma empresa de SP que era tida como boa, descobrimos que ela usava ar comprimido ao invés de nitrogênio como gás de reposição ao recondicionar.


Sobre os batentes e rolamentos dos dianteiros (ficam em cima dos amortecedores), recomendo usar os originais, pois os paralelos rapidamente se desgastam e exigem uma troca.



TIPOS DE AMORTECEDORES:


A Freelander 2 usa amortecedores monotubo.


A configuração desse tipo de amortecedor é composta por uma haste responsável pelo movimento do pistão, um guia e um selo que garante o estancamento do conjunto. Todos esses componentes não permitem que o fluído hidráulico vaze.


Além disso, guia a haste para que ocorra o movimento linear entre ela e o cilindro.

O pistão flutuante que separa os fluídos, fazem com que eles não entrem em contato entre si, não havendo possibilidade de formação de bolhas. Isso faz com que o amortecedor dependa apenas da variação de temperatura (fator que altera as propriedades da viscosidade do fluído).


As vantagens desse amortecedor são a separação entre o fluído hidráulico e o gás, o tubo de corpo único, o alto rendimento e a montagem simples. Por outro lado, eles costumam ter alto custo



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Já os amortecedores Bitubo, como o próprio nome diz, possui dois cilindros. O interno é chamado de cilindro de trabalho e comporta o fluído hidráulico. Já o externo é responsável pela câmara de recuperação.


Diferente do mono tubular, o fluído hidráulico está em contato direto com o gás. Portanto, é inevitável o aparecimento de bolhas nos momentos em que o amortecedor trabalha em altas frequências, o que faz diminuir a eficiência dele.


Sua vantagem é o baixo custo. Suas desvantagens são a baixa eficiência em frequência altas de trabalho, presença de bolhas no fluído hidráulico e o desgaste mais rápido que o amortecedor mono tubular.




IMPORTANDO AMORTECEDORES:



A loja inglesa Autodoc costuma ter excelentes preços e frete também em conta. Com a alta do dólar e Euro talvez os valores não sejam tão competitivos, mas vale uma cotação. Lembrando que será cobrado 60% de impostos sobre o valor total (produtos + frete) ao chegar aqui.

Por exemplo, fiz um pedido em 02/12/2019 de 4 amortecedores Bilstein, 4 batentes e 2 suportes com rolamentos para os dianteiros:

O total com frete, na cotação do dia, ficou pelos R$ 2100,00 , praticamente o preço de UM bom amortecedor no Brasil.

Mas a conta não é bem essa, esse valor deve ser taxado em 60% pela importação, fazendo o valor final ir para a casa dos R$ 3400,00.

Mesmo assim ainda é uma ENORME diferença.


Compra feita em 2/12/2019, taxa de importação de R$ 1.650,00 paga dia 6/1.


Entregue na minha casa, no Rio, em 14/1.


Abaixo fotos


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Caixas um pouco danificadas, mas nada que comprometa o amortecedor

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4 comentários


Pessoal, boa tarde. Tudo bem? Vocês teriam informações sobre os amortecedores GSP? Eles são bons? Possuem uma boa durabilidade?

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E será que ainda vale a pena em pleno 2025? Buscando no site indicado: https://www.autodoc.co.uk/car-parts/shock-absorber-10221/land-rover/freelander/freelander-2-fa/19755-3-2-4x4 Eixo traseiro esquerdo (RIDEX 854S1417 Shock absorber) está por: £ 47,75 Eixo traseiro direito (RIDEX 854S1251 Shock absorber) está por: £ 52,05 Eixo dianteiro esquerdo (RIDEX 854S2115 Shock absorber) está por: £ 60,13 Eixo dianteiro direito (RIDEX 854S18195 Shock absorber) está por: £ 60,34 Total: £ 220,27 = R$ 1629,22 + 60% = R$ 2.606,75.

Editado
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El Sayed
El Sayed
19 de ago.
Respondendo a

não tem a opção para a entrega no Brasil.

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joel2405
02 de jul.

Excelente POST

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