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Modos 4x4 Terrain Response: Entenda!

  • Foto do escritor: Marcelo
    Marcelo
  • 26 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de ago. de 2020


Na Freelander 2 o motorista pode escolher qualquer uma das quatro configurações do Terrain Response usando um botão rotativo.


Cada uma dessas configurações otimiza controles eletrônicos e mecânicos adaptados ao tipo de piso selecionado, garantindo que o carro tenha a melhor aderência possível.


Condução Geral - adequado para condução em estrada ou terreno pouco exigente. Neste modo o carro fica apenas com a tração dianteira ligada (4x2) e só irá acionar a traseira (4x4) se detectar a necessidade por falta de aderência de algum dos pneus ou curvas muito fechadas em baixa velocidade.


Grass / Gravel - adequado para condições escorregadias, com grama ou gravetos / pequenas pedras escorregadias, mantendo parte da tração na traseira e monitorando a aderência das rodas ao piso.


Mud / Roots - adequado para trechos com lama, o sistema irá controlar a patinação de cada roda com o 4x4 ativo, distribuindo o torque para as rodas com melhor aderência.


Sand - Usado na areia ou terra fofa, o sistema irá tracionar as 4 rodas com o máximo torque disponível de forma contínua.


Em alguns modos a resposta do acelerador será ajustada para ficar menos agressivo. Você pode alterar entre os modos com o carro em movimento até 60Km/h.


O Terrain Response também controla os dispositivos de estabilidade e tração da seguinte forma:


DSC - Controle Dinâmico de Estabilidade : projetado para ajudar a reduzir a transmissão de torque para a roda que perde tração, embora em algumas situações off-road possa ser desejável manter ligado mesmo com essa perda. O Terrain Response ajusta automaticamente o DSC para manter o torque adequado. Ele pode ser manualmente desligado no botão DSC, o que pode resultar em derrapagem ao acelerar em terrenos escorregadios.


Controle Eletrônico de Tração e freios antitravamento: O Terrain Response ajusta esses sistemas de controle para fornecer ótima aderência, potência de frenagem e máxima confiabilidade no campo em questão.


Hill Descent Control (HDC): Tecnologia premiada da Land Rover que limita automaticamente a velocidade nas descidas usando os freios e melhora o controle do motorista em descidas escorregadias. O HDC é ativado automaticamente quando você seleciona os programas adequados de resposta do terreno. As taxas de declínio variam dependendo da superfície selecionada.

Quando ligado, a indicação DSC acende no painel, e ao enfrentar uma descida íngreme não será necessário pisar no freio, basta usar as teclas do piloto automático do volante para ajustar a velocidade de descida. Também é possível aumentar e diminuir a velocidade de descida (sempre em baixíssimas velocidades) pelos pedais do acelerador e freio. É normal um barulho intenso durante a atuação desse sistema.


Abaixo um vídeo explicando os modos (em inglês)



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